Pular para o conteúdo principal

Acidente com lagarta tem chamado a atenção!




A lagarta (taturana, marandová, mandorová, mondrová, ruga, oruga, bicho-peludo) é uma das fases do ciclo biológico de mariposas e borboletas. Esses acidentes, popularmente chamados de “queimaduras”, têm evolução benigna na maioria dos casos. 

As duas espécies de lagartas que mais causam acidentes no Brasil: 




Megalopygidae 


Família Megalopygidae (lagartas “cabeludas”) - são geralmente solitárias e não-agressivas, de 1 a 8 cm de comprimento, possuem “pelos” dorsais longos e sedosos de colorido variado que camuflam as verdadeiras cerdas pontiagudas e urticantes que contêm as glândulas de veneno. 




Saturniidae 


Família Saturniidae (lagartas “espinhudas”) - vivem em grupos, têm “espinhos” ramificados e pontiagudos de aspecto arbóreo, com tonalidades esverdeadas mimetizando muitas vezes as plantas que habitam. Nesta família se inclui o gênero Lonomia, com ampla distribuição em todo o País, causador de acidentes hemorrágicos. 

O Brasil é o único país produtor do Soro Antilonômico (SALon)., específico para o tratamento dos envenenamentos moderados e graves causados por essas lagartas. 

Sintomas: 

A dor, na maioria dos casos, é violenta, irradiando-se do local da "queimadura" para outras regiões do corpo. No caso da Lonomia, algumas vezes aparecem complicações como sangramento na gengiva e aparecimento de sangue na urina. 

Tratamento: 

Os sintomas podem ser tratados com medidas para alívio da dor, como compressas frias. Nos casos de suspeita de acidente com Lonomia, o paciente deve ser levado ao serviço de saúde mais próximo, para que o profissional de saúde avalie a necessidade de administração do soro antilonômico. 


Como prevenir acidentes: 


Ao coletar frutas no pomar, realizar atividades de jardinagem ou em qualquer outra em ambientes silvestres, observar bem o local, troncos, folhas, gravetos antes de manuseá-los, fazendo sempre o uso de luvas para evitar o acidente. A incidência maior de acidentes deve-se ao desmatamento, queimadas, extermínio de predadores naturais, loteamentos sem planejamento e sem avaliação do impacto ecológico que isto acarreta, obrigando a procura destas espécies por outros ambientes para sobreviver, onde se dá o contato com o homem. 


O que fazer em caso de acidente? 

Lavar o local com água fria e sabão e levar o indivíduo imediatamente ao serviço de saúde mais próximo para que possa receber o tratamento em tempo oportuno. 

LEMBRE-SE: Para ter um diagnóstico mais preciso, recomenda-se também levar a lagarta que causou o acidente. 

Referência: 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1° Mensão Honrosa: Prêmio Castro Alves de Literatura 2019

A Academia Teixeirense de Letras (ATL) no dia 14/03/19, no Plenário da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, realiza a sua primeira sessão solene deste ano. Nesse momento, em comemoração ao dia de nascimento do poeta castro Alves, ocorreu a posse dos novos membros efetivos da ATL, e a entrega do Prêmio Castro Alves de Literatura 2019. Nesse, as categorias avaliadas foram poema e crônica. A 1ª Mensão honrosa foi para Rômulo Rangel com a crônica: Lagoa do DERBA . "O texto da lagoa do Derba, é de um olhar sensível sobre o concreto da cidade. Irreverente e realístico! " Afirma Mayara Mutti . Dispomos aqui o texto na integra. Lagoa do DERBA Vou te contar um uma história, ela aconteceu em Jequié na Bahia, senhora do engenho de minha alma. É sobre algo e onde. É bem verdade, essa cidade é difícil de ver de longe, pois fica velada, abraçada pela ciranda de montanhas que a cerca. Mas pra quem vem do litoral, passando por Ipiaú já vai conh...

Saúde da Criança em foco!

Na manhã desta quarta feira, 27 de março de 2019, na Creche Brás Pereira do Nascimento, em Teixeira de Freitas, foi promovida atividade de saúde coletiva tendo como foco a avaliação do estado geral de saúde e desenvolvimento das crianças entre 01 e 03 anos em nossa área de abrangência.  Foi realizado circuito para coleta de dados antropométricos como pesagem das crianças e aferição de altura para calcular o Índice de Massa Corpórea (IMC).  A ação foi super organizada. A equipe  dos alunos do curso de medicina da  Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)  se dividiu de forma que uma parte realizou a coleta e avaliação dos dados obtidos e a outra parte   promoveu atividades educativas sobre higiene das mãos e dos alimentos de forma lúdica e super interativa.         As crianças responderam à altura, participando ativamente dos processos sitados. Aprenderam sobre higiene e autocuidado se di...