Pular para o conteúdo principal

Leia para o seu filho!


Leitura parental

Crianças adoram que seus pais lhes contem histórias. E isso é muito bom! Quando você lê para o seu filho está contribuindo para o fortalecimento do vínculo familiar e da capacidade de aprendizado, gerando reflexos positivos que o seguirão para toda a vida.

É na primeira infância que 90% das conexões do cérebro da criança são formadas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, quanto mais estímulos adequados de leitura o cérebro da criança recebe, mais fortes e duradouras são as conexões neurais relacionadas com as áreas da linguagem expressiva e receptiva, escrita e comunicação.

Benefícios da leitura

Os resultados da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, divulgada em 2016 pelo Instituto Pró-Livro, reforçam que o hábito da leitura é uma construção que vem da infância, influenciado especialmente por mães e pais. Além de relatarem essas influências na infância, esses mesmos entrevistados demonstraram levar o hábito para as crianças do seu convívio atual mais do que aqueles que não tiveram influências enquanto crianças.

Ler para a criança pode colaborar diversas maneiras:

• Ajuda a fortalecer o vínculo familiar com a criança;
• Colabora para desenvolver a atenção, a concentração, o vocabulário, a memória e o raciocínio;
• Favorece a imaginação e a criatividade;
• Ajuda a criança a perceber e a lidar com os sentimentos e as emoções;
• Auxilia no desenvolvimento da empatia;
• Ajuda a minimizar problemas comportamentais, como agressividade;
• Auxilia na qualidade do sono;
• Contribui no desenvolvimento da linguagem oral.

LEIA PARA O SEU FILHO!

De 0 a 5 meses
Utilize gestos e a voz para representar a figura que estiver mostrando. Tente imitar os sons que o bebê faz e observe a reação dele.
De 6 meses a 1 ano
Converse e faça perguntas sobre a leitura que está sendo feita.
De 1 a 2 anos
Interprete as vozes dos personagens e estimule a criança a imitar o som dos animais. Interaja para estimular a participação da criança e leia a história quantas vezes ela quiser.
De 2 a 4 anos
Permita que a criança faça comentários sobre a leitura ou figuras. Incentive-a a contar a história do modo dela. Converse ainda sobre os sentimentos dos personagens e pergunte se ela já se sentiu da mesma maneira.
De 4 a 6 anos
Responda com interesse às perguntas e comentários da criança e sempre leia conforme as palavras descritas no livro para ampliar vocabulário da criança.



Fonte:




Comentários

  1. Realmente o hábito da leitura alem de prazeroso é transformador e devemos investir neste gesto se esperamos de fato um futuro brilhante para geração vindoura!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente com lagarta tem chamado a atenção!

A lagarta (taturana, marandová, mandorová, mondrová, ruga, oruga, bicho-peludo) é uma das fases do ciclo biológico de mariposas e borboletas. Esses acidentes, popularmente chamados de “queimaduras”, têm evolução benigna na maioria dos casos.  As duas espécies de lagartas que mais causam acidentes no Brasil:  Megalopygidae  Família Megalopygidae (lagartas “cabeludas”) - são geralmente solitárias e não-agressivas, de 1 a 8 cm de comprimento, possuem “pelos” dorsais longos e sedosos de colorido variado que camuflam as verdadeiras cerdas pontiagudas e urticantes que contêm as glândulas de veneno.  Saturniidae  Família Saturniidae (lagartas “espinhudas”) - vivem em grupos, têm “espinhos” ramificados e pontiagudos de aspecto arbóreo, com tonalidades esverdeadas mimetizando muitas vezes as plantas que habitam. Nesta família se inclui o gênero Lonomia, com ampla distribuição em todo o País, causador de acidentes hemorrágicos.  O Brasil é

Sífilis: Nossos números são alarmantes!

Em outubro de 2016, o Ministério da Saúde reconheceu que a situação estava fugindo do controle. Não é exagero, nossos números são assustadores. Desde 2010, quando os hospitais passaram a ser obrigados a repassar seus dados sobre a doença para o ministério, foram notificados quase 228 mil novos casos; só entre 2014 e 2015 houve um aumento de 32% nos casos de sífilis entre adultos – e mais de 20% em mulheres grávidas. A maior parte dos casos está na região Sudeste (56%), a mais urbanizada e desenvolvida do País. Só para ter uma idéia do desastre, em 2015 tivemos 6,5 casos de bebês infectados a cada mil nascidos vivos; o valor é 13 vezes maior do que a Organização Mundial da Saúde considera aceitável. Saíba mais: Doença infecto-contagiosa causada pelo Treponema pallidum , também é conhecida como Cancro duro ou cancro sifilítico, que evolui de forma crônica. Tem períodos em que se manifesta agudamente e períodos de latência, ou seja, sem manifestações. Pode comprometer pele, ol

15ª EVENTO em comemoração ao dia Nacional do Capoeirista e Aniversário da Associação ACCURQ

O Mestre Nego Tula e a direção da Associação Cultural de Capoeira Raiz do Quilombo convidam todos os capoeiristas e a população para prestigiar o 15° EVENTO em comemoração ao dia Nacional do Capoeirista e o Aniversário da Associação ACCURQ, em Teixeira de freitas. O evento, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de agosto vem com a seguinte progração: Sexta feira, 16/08/19, às 19:00h: Roda aberta de capoeira na Praça Caravelas. Sábado, 17/08/19, às 10:00h: Roda aberta de capoeira e formatura no Mercado Municipal. REFLEXÃO:  ACCURQ agora e sempre lutando pela cultura do município e do Extremo Sul da Bahia.   (Mestre Nego Tula)