Pular para o conteúdo principal

Candidíase vaginal: IMPORTANTE!



Candidíase Vaginal: cuidados diários podem evitar evolução da doença


Candidíase
A candidíase é uma infecção por fungos. Normalmente vive dentro do sistema gastrointestinal, sendo encontrada até no ânus. O caminho até a vagina é curto e fácil, porém ela só se desenvolverá como candidíase se achar alguma brecha na proteção natural que o corpo já oferece.

O corpo tem os seus mecanismos de defesa. No caso da vagina, são as bactérias que vivem lá, o pH e o sistema imunológico que defende a mulher para que não desenvolva a doença com a chegada desses fungos. Quando um desses mecanismos de defesa está irregular, o fungo acha a oportunidade de manifestar-se.

 O local é favorável para o fungo se desenvolver porque é úmido e quente. Se a paciente tem dificuldades para evacuar, acaba aumento a quantidade do fungo em seu organismo e é na hora da limpeza que um dos riscos maiores de contágio do fundo pode acontecer. Após evacuar, não se deve limpar com o papel higiênico no sentido de trás para frente, e de preferência, deve-se lavar a região.

É difícil alguém que não já tenha o fungo. Ao menos uma vez na vida, ele pode se manifestar como doença. Os pacientes diabéticos ou que usaram recentemente antibióticos, mulheres na menopausa, pessoas que fazem uso continuo de corticoides ou portadores de HIV devem estar alertas porque são mais vulneráveis à infecções.


Sinais e sintomas:

Os principais sintomas são: coceira intensa na vulva e na vagina e também ardência e inchaço na região. Pode apresentar ardência ao urinar e durante o ato sexual. Pode aparecer também um corrimento esbranquiçado, grumoso e sem odor.


Prevenção da candidíase:







Quando se busca ter saúde, adotar medidas simples no dia a dia podem trazer ganhos que vão além do que costumamos ver, como por exemplo:

  • ·Fazer atividade física regularmente;
  • Tomar bastante liquido ao longo do dia;
  • Ter uma alimentação equilibrada rica em frutas e verduras, em horários regulares, evitando alimentos ultraprocessados;
  • Aprender a lidar com o estres;
  • Ter um bom padrão de sono;



Se mantiver hábitos saudáveis, fortalecerá o seu sistema imunológico, e a cândida não proliferará.


Importante!



Por se tratar de um fungo ele pode ser resistente a um remédio ou ter que ser tratado com uma medicação diferente da utilizada na última vez, caso a mulher já tenha tido a infecção. O Ministério da Saúde não recomenda, em nenhum caso, a automedicação.
Para tratar a candidíase o primeiro passo é buscar atendimento profissional. Procure o posto de saúde mais próximo de sua casa, e agende uma consulta com o médico ou enfermeiro de sua unidade.

Lembre-se, cuidar de si deve ser um gesto diário!


Rômulo Rangel

Contato: 
r29051988@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente com lagarta tem chamado a atenção!

A lagarta (taturana, marandová, mandorová, mondrová, ruga, oruga, bicho-peludo) é uma das fases do ciclo biológico de mariposas e borboletas. Esses acidentes, popularmente chamados de “queimaduras”, têm evolução benigna na maioria dos casos.  As duas espécies de lagartas que mais causam acidentes no Brasil:  Megalopygidae  Família Megalopygidae (lagartas “cabeludas”) - são geralmente solitárias e não-agressivas, de 1 a 8 cm de comprimento, possuem “pelos” dorsais longos e sedosos de colorido variado que camuflam as verdadeiras cerdas pontiagudas e urticantes que contêm as glândulas de veneno.  Saturniidae  Família Saturniidae (lagartas “espinhudas”) - vivem em grupos, têm “espinhos” ramificados e pontiagudos de aspecto arbóreo, com tonalidades esverdeadas mimetizando muitas vezes as plantas que habitam. Nesta família se inclui o gênero Lonomia, com ampla distribuição em todo o País, causador de acidentes hemorrágicos.  O Brasil é

Sífilis: Nossos números são alarmantes!

Em outubro de 2016, o Ministério da Saúde reconheceu que a situação estava fugindo do controle. Não é exagero, nossos números são assustadores. Desde 2010, quando os hospitais passaram a ser obrigados a repassar seus dados sobre a doença para o ministério, foram notificados quase 228 mil novos casos; só entre 2014 e 2015 houve um aumento de 32% nos casos de sífilis entre adultos – e mais de 20% em mulheres grávidas. A maior parte dos casos está na região Sudeste (56%), a mais urbanizada e desenvolvida do País. Só para ter uma idéia do desastre, em 2015 tivemos 6,5 casos de bebês infectados a cada mil nascidos vivos; o valor é 13 vezes maior do que a Organização Mundial da Saúde considera aceitável. Saíba mais: Doença infecto-contagiosa causada pelo Treponema pallidum , também é conhecida como Cancro duro ou cancro sifilítico, que evolui de forma crônica. Tem períodos em que se manifesta agudamente e períodos de latência, ou seja, sem manifestações. Pode comprometer pele, ol

15ª EVENTO em comemoração ao dia Nacional do Capoeirista e Aniversário da Associação ACCURQ

O Mestre Nego Tula e a direção da Associação Cultural de Capoeira Raiz do Quilombo convidam todos os capoeiristas e a população para prestigiar o 15° EVENTO em comemoração ao dia Nacional do Capoeirista e o Aniversário da Associação ACCURQ, em Teixeira de freitas. O evento, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de agosto vem com a seguinte progração: Sexta feira, 16/08/19, às 19:00h: Roda aberta de capoeira na Praça Caravelas. Sábado, 17/08/19, às 10:00h: Roda aberta de capoeira e formatura no Mercado Municipal. REFLEXÃO:  ACCURQ agora e sempre lutando pela cultura do município e do Extremo Sul da Bahia.   (Mestre Nego Tula)