Mau hálito: o que fazer?
O mau hálito geralmente é causado por questões da cavidade bucal, como as doenças da gengiva (gengivite ou periodontite) e a saburra lingual (língua branca).
Também pode ser causado por fatores extrabucais, como cáseos amigdalianos (pequenos círculos brancos na garganta), jejum prolongado, ingestão de alimentos com odores, diabetes não compensado, hipoglicemia e alterações hepáticas ou intestinais.
Também podemos sitar: formação da placa bacteriana, inflamação nas gengivas e boca seca, situação que também pode mudar o odor do hálito, mais conhecida como xerostomia.
A diminuição da saliva, causa indireta do mau hálito, pode ocorrer por conta do estresse excessivo, doenças autoimunes e por medicações que apresentam esse efeito colateral. Menor quantidade de saliva favorece a formação da saburra lingual e dos cáseos amigdalianos.
Cuidados
O Ministério da Saúde alerta que apenas o especialista pode indicar remédios para o tratamentos de halitose. Uma das formas de evitar o mau hálito é manter a higiene bucal da seguinte forma:
- Usar fio dental e escovar os dentes e a língua
- Ter uma dieta balanceada e em intervalos regulares
- Evitar o jejum prolongado
- Controlar o estresse
- Consultar o dentista regularmente
Drª Paula Abelha
Cirurgiã dentista/ endodontista
Clinica CEMOTT
R. Prudente de Morais - Centro,
Teixeira de Freitas - BA CEP 45985-188
Tel:(73) 3291-1574
Cel:(73) 99988-0181
Referências:
Bom saber, mas mau hálito não tem a ver também com, como quando envelhecemos e os dentes se estragam mais rápido?
ResponderExcluir