Pular para o conteúdo principal

A Insustentável Levesa do Ser - Milan Kundera

A Insustentável Levesa do Ser - Milan Kundera



Obra polissêmica que guarda, na sombra de suas palavras, reflexões de pasmar até o mais desatento, e que trazem à luz da percepção as mais diversas inquietudes.




 Milan Kundera



Milan Kundera nasceu em Brno, Tchecoslováquia atual República Tcheca, no dia 1 de abril de 1929. Filho de um pianista , usou o vocabulário da música em muitos de seus textos. Em 1975, Milan Kundera exilou-se na França, onde também lecionou.



Romancista, Poeta, ensaísta e novelista, seus trabalhos se situam entre a ficção e a realidade e ganham com frequência um tom irônico com a presença de diversas vozes narrativas que confundem os elementos reais e fictícios.



Em 1984, Kundera publicou “A Insustentável Leveza do Ser”, sua obra-prima, onde relata a história de personagens que viviam o clima de tensão política em Praga com a invasão russa de 1968.



Os personagens (Tereza: a esposa apaixonada; Tomas: o marido infiel; Sabrina: a amante; Franz: o amante da amante), tendo como pano de fundo a cidade de Praga das décadas de 60 e 70.



 Ao longo da história, nos é feito indagações a respeito da vida, das nossas escolhas, da interferência do acaso, da influência do passado em nosso presente, indagações essas embebidas pelo contraste entre a leveza e o peso insustentável que rege a vida. 



Este livro provoca o indisível. Definitivamente é um divisor de águas!



Frase do autor: “Quanto mais pesado o fardo, mais próxima da terra está a nossa vida, e mais ela é real e verdadeira. Por outro lado, a ausência total de fardo faz com que o ser humano se torne mais leve do que o ar, com que ele voe, se distancie da terra, do ser terrestre, faz com que ele se torne semi-real, que seus movimentos sejam tão livres quanto insignificantes. Então, o que escolher? O peso ou a leveza?”



Super Recomendo!




Rômulo Rangel



Presente de Yuri Tabajara, Farmacêutico, pesquisador, e acima de tudo, meu irmão.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente com lagarta tem chamado a atenção!

A lagarta (taturana, marandová, mandorová, mondrová, ruga, oruga, bicho-peludo) é uma das fases do ciclo biológico de mariposas e borboletas. Esses acidentes, popularmente chamados de “queimaduras”, têm evolução benigna na maioria dos casos.  As duas espécies de lagartas que mais causam acidentes no Brasil:  Megalopygidae  Família Megalopygidae (lagartas “cabeludas”) - são geralmente solitárias e não-agressivas, de 1 a 8 cm de comprimento, possuem “pelos” dorsais longos e sedosos de colorido variado que camuflam as verdadeiras cerdas pontiagudas e urticantes que contêm as glândulas de veneno.  Saturniidae  Família Saturniidae (lagartas “espinhudas”) - vivem em grupos, têm “espinhos” ramificados e pontiagudos de aspecto arbóreo, com tonalidades esverdeadas mimetizando muitas vezes as plantas que habitam. Nesta família se inclui o gênero Lonomia, com ampla distribuição em todo o País, causador de acidentes hemorrágicos.  O Brasil é

1° Mensão Honrosa: Prêmio Castro Alves de Literatura 2019

A Academia Teixeirense de Letras (ATL) no dia 14/03/19, no Plenário da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, realiza a sua primeira sessão solene deste ano. Nesse momento, em comemoração ao dia de nascimento do poeta castro Alves, ocorreu a posse dos novos membros efetivos da ATL, e a entrega do Prêmio Castro Alves de Literatura 2019. Nesse, as categorias avaliadas foram poema e crônica. A 1ª Mensão honrosa foi para Rômulo Rangel com a crônica: Lagoa do DERBA . "O texto da lagoa do Derba, é de um olhar sensível sobre o concreto da cidade. Irreverente e realístico! " Afirma Mayara Mutti . Dispomos aqui o texto na integra. Lagoa do DERBA Vou te contar um uma história, ela aconteceu em Jequié na Bahia, senhora do engenho de minha alma. É sobre algo e onde. É bem verdade, essa cidade é difícil de ver de longe, pois fica velada, abraçada pela ciranda de montanhas que a cerca. Mas pra quem vem do litoral, passando por Ipiaú já vai conh

"Quem vê cara não vê IST"!

Respectivamente: Idbas (ACS), Rômulo Rangel (enfermeiro) e Rose (ACS). A equipe do ESF Wilson Brito em teixeira de Freitas-BA realizou atividade de saúde coletiva, no dia 09/02/2018, visando o combate as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s) como HIV, sífilis e hepatites  virais.  Bar do senhor Agnaldo:Parceiro forte do bairro da Lagoa! O evento tem como objetivo principal proporcionar informação por meio de palestras, rodas de conversa, e distribuição de preservativos masculinos e femininos em oito pontos de amplo acesso publico onde já foram distribuídas cerca de 1.200 unidades. Até o fim deste mês serão doze pontos de fornecimento contínuo. A AREZZO cedeu o espaço da loja para a palestra  confeccionou as caixas e disponibilizou para a comunidade.  Essa ação é o resultado da parceria entre a Equipe de Saúde da Família, CTA, NASF, comercio local e a comunidade qu e está participando ativamente nesse processo . Todos juntos no combate as  IST´