Pular para o conteúdo principal

Os dez passos da alimentação saudável para crianças menores de dois anos






Os primeiros anos da criança são de intenso desenvolvimento, por isso, deficiências nutricionais ou condutas inadequadas na alimentação podem prejudicar o crescimento das crianças e até resultar em morte ou sequelas futuras, como atraso escolar e desenvolvimento de doenças crônicas.


Os 10 passos da alimentação saudável



Passo 1: Dê somente leite materno até os 6 meses de vida da criança, sem oferecer água, chás ou qualquer outro alimento. O Leite materno contém tudo que a criança precisa nesta fase, inclusive água. O leite dos primeiros dias pós-parto, chamado de colostro, é produzido em pequena quantidade e é o leite ideal nos primeiros dias de vida, até para bebês prematuros, pelo seu alto teor de proteínas.




Passo 2: Ao completar 6 meses, introduza de forma lenta e gradual outros alimentos, como papa de frutas e papa “salgada”, preparada com vegetais e com carne na consistência de purê. É muito importante manter o leite materno até os dois anos, pois ele continua alimentando a criança e a protegendo contra doenças. Com a introdução dos alimentos complementares é importante que a criança receba água nos intervalos. Ela deve ser a mais limpa possível (tratada, filtrada e fervida).




Passo 3: Ao completar 6 meses, os pais podem dar alimentos como cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas e legumes três vezes ao dia. Complementa-se a oferta de leite materno com alimentos saudáveis que são mais comuns à região e ao hábito alimentar da família. Os alimentos contribuem com o fornecimento de energia, proteína e micronutrientes, além de preparar a criança para a formação dos hábitos alimentares saudáveis no futuro.




Passo 4: A alimentação complementar deve ser oferecida de acordo com os horários de refeição da família, em intervalos regulares e de forma a respeitar o apetite da criança. Lembre-se que o tamanho da refeição está relacionado com os intervalos entre as refeições. ou seja, grandes refeições estão associadas a longos intervalos e vice-versa. É importante que o intervalo entre as refeições seja regular (2 a 3 horas).




Passo 5: A consistência da alimentação deve ser espessa desde o início e oferecida de colher. Gradativamente, os pais e cuidadores podem iniciar com a consistência pastosa (papas/purês), aumentando a consistência aos poucos até chegar à alimentação da família. Como a criança tem capacidade gástrica pequena e consome poucas colheradas no início da introdução dos alimentos é necessário garantir o aporte calórico com papas de alta densidade energética. Quanto mais espessas e consistentes, apresentam maior densidade energética quando  comparadas com as dietas do tipo sopas ralas.




Passo 6: Uma alimentação variada é uma alimentação colorida. A oferta de diferentes alimentos ao longo do dia, como frutas e papas salgadas, vai garantir o suprimento de todos os nutrientes necessários ao crescimento e desenvolvimento da criança. As carnes e o fígado, além de conter o ferro orgânico de alto aproveitamento biológico, facilitam a absorção do ferro inorgânico contido nos vegetais e outros alimentos, mesmo que adicionados em pequenas porções.




Passo 7: Estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições. A criança que desde cedo come frutas, verduras e legumes variados, recebe maiores quantidades de vitamina, ferro e fibras, além de adquirir hábitos alimentares saudáveis. Os alimentos do grupo dos vegetais podem ser, inicialmente, pouco aceitos pelas crianças pequenas. Normalmente, elas aceitam melhor os alimentos com sabor doce. É importante não substituir o almoço e jantar por refeições lácteas ou lanches. A criança deve receber uma preparação mais elaborada nesses horários.



Passo 8: Evite açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinho e outras guloseimas, nos primeiros anos de vida, e use o sal com moderação. A adição de açúcar é desnecessária e deve ser evitada nos dois primeiros anos. Essa atitude vai fazer com que a criança não se desinteresse pelos cereais, verduras e legumes, aprendendo a distinguir outros sabores.







Passo 9: Cuide da higiene no preparo dos alimentos; Os cuidados na preparação e na oferta dos alimentos evitam doenças como a diarréia. Os maiores problemas são a contaminação da água e alimentos, inadequada higiene pessoal e dos utensílios, alimentos mal cozidos e conservação dos alimentos em temperatura inadequada. Os alimentos consumidos pela criança devem ser guardados em recipientes limpos e secos, em local fresco, tampados e longe do contato de animais e poeira. As mãos devem ser bem lavadas com água e sabão, toda vez que for preparar e/ou oferecer o alimento à criança.






Passo 10: Estimule a criança doente a se alimentar, oferecendo sua alimentação habitual e respeitando a sua aceitação. É importante manter a amamentação e oferecer alimentos saudáveis de sua preferência. Por exemplo, a criança com infecção pode ingerir menos alimentos pela falta de apetite, porque está vomitando ou porque sente cólicas e gasta mais energia devido à febre e ao aumento da produção de anticorpos. O aleitamento materno é a melhor opção para a saúde da criança pequena. Ele protege contra as infecções e contribui para que elas sejam menos graves, fornecendo agentes imunológicos e micronutrientes que são melhor absorvidos e aproveitados. 


REFERÊNCIA: Blog da Saúde


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente com lagarta tem chamado a atenção!

A lagarta (taturana, marandová, mandorová, mondrová, ruga, oruga, bicho-peludo) é uma das fases do ciclo biológico de mariposas e borboletas. Esses acidentes, popularmente chamados de “queimaduras”, têm evolução benigna na maioria dos casos.  As duas espécies de lagartas que mais causam acidentes no Brasil:  Megalopygidae  Família Megalopygidae (lagartas “cabeludas”) - são geralmente solitárias e não-agressivas, de 1 a 8 cm de comprimento, possuem “pelos” dorsais longos e sedosos de colorido variado que camuflam as verdadeiras cerdas pontiagudas e urticantes que contêm as glândulas de veneno.  Saturniidae  Família Saturniidae (lagartas “espinhudas”) - vivem em grupos, têm “espinhos” ramificados e pontiagudos de aspecto arbóreo, com tonalidades esverdeadas mimetizando muitas vezes as plantas que habitam. Nesta família se inclui o gênero Lonomia, com ampla distribuição em todo o País, causador de acidentes hemorrágicos.  O Brasil é

1° Mensão Honrosa: Prêmio Castro Alves de Literatura 2019

A Academia Teixeirense de Letras (ATL) no dia 14/03/19, no Plenário da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, realiza a sua primeira sessão solene deste ano. Nesse momento, em comemoração ao dia de nascimento do poeta castro Alves, ocorreu a posse dos novos membros efetivos da ATL, e a entrega do Prêmio Castro Alves de Literatura 2019. Nesse, as categorias avaliadas foram poema e crônica. A 1ª Mensão honrosa foi para Rômulo Rangel com a crônica: Lagoa do DERBA . "O texto da lagoa do Derba, é de um olhar sensível sobre o concreto da cidade. Irreverente e realístico! " Afirma Mayara Mutti . Dispomos aqui o texto na integra. Lagoa do DERBA Vou te contar um uma história, ela aconteceu em Jequié na Bahia, senhora do engenho de minha alma. É sobre algo e onde. É bem verdade, essa cidade é difícil de ver de longe, pois fica velada, abraçada pela ciranda de montanhas que a cerca. Mas pra quem vem do litoral, passando por Ipiaú já vai conh

"Quem vê cara não vê IST"!

Respectivamente: Idbas (ACS), Rômulo Rangel (enfermeiro) e Rose (ACS). A equipe do ESF Wilson Brito em teixeira de Freitas-BA realizou atividade de saúde coletiva, no dia 09/02/2018, visando o combate as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s) como HIV, sífilis e hepatites  virais.  Bar do senhor Agnaldo:Parceiro forte do bairro da Lagoa! O evento tem como objetivo principal proporcionar informação por meio de palestras, rodas de conversa, e distribuição de preservativos masculinos e femininos em oito pontos de amplo acesso publico onde já foram distribuídas cerca de 1.200 unidades. Até o fim deste mês serão doze pontos de fornecimento contínuo. A AREZZO cedeu o espaço da loja para a palestra  confeccionou as caixas e disponibilizou para a comunidade.  Essa ação é o resultado da parceria entre a Equipe de Saúde da Família, CTA, NASF, comercio local e a comunidade qu e está participando ativamente nesse processo . Todos juntos no combate as  IST´