Pular para o conteúdo principal

Abertura do Outubro Rosa: Sucesso em parceria!





Como parte da campanha nacional e internacional do “Outubro Rosa”, a ESF Wilson Brito, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), com o curso de enfermagem da faculdade Pitágoras ​e a UNOPAR​, realizaram na tarde da sexta-feira, 05/10/18, a abertura do mês de atividades do “Outubro Rosa” de combate ao câncer. A atividade foi aberta ao público da área coberta pela unidade, localizada no centro da cidade.





Na área de abrangência da ESF há incidência de câncer de mama por isso a possibilidade preocupa boa parte das mulheres. Cientes dessa realidade a equipe de saúde realizou o evento para marcar o início das atividades do mês sobre o tema e renovar o apelo à população para prevenção e detecção precoce desta doença.



Drª Rosicarla Dourado


Para isso a iniciativa contou com a presença da mastologista e professora da UFSB Dra. Rosicarla Dourado, que palestrou formidavelmente sobre a importância da detecção precoce.



Alunos do curso de medicina da UFSB


 O evento contou também com a participação dos alunos do primeiro ano de medicina da UFSB ​que colaboraram com o coffee break,  realizaram dinâmica de grupo, aferição da pressão arterial, peso, altura e Índice de Massa Corpórea (IMC). 



Pitágoras


Em conjunto, os estudantes do curso de enfermagem da universidade Pitágoras participaram da programação colaborando com a logística do evento, recepção, ornamentação, avaliação das mamas e testes rápidos de HIV e Sífilis.




O evento que se estendeu por toda a tarde foi planejado um mês antes pela a equipe da unidade formada por Enfermeiro, Agentes Comunitários de Saúde, Técnicos de Enfermagem, Recepcionista e Serviço Geral.

Além da colaboração das instituições de ensino superior o acontecimento contou com a colaboração de empresas parceiras como a Farmácia Indiana, e a Fase Esport que doaram brindes sorteados depois do evento entre os pacientes.



ESF W. Brito, UFSB, UNOPAR, Pitágoras, Farmácia Indiana, FASE Esportes e comunidade


A atividade atingiu as expectativas e além de proporcionar o diálogo intercomunitário e universitário, permitiu que as instituições ESF Wilson Brito, Universidade Federal do Sul da Bahia, UNOPAR, Pitágoras e empresas parceiras, reiterassem com sucesso os apelos à população objetivando a prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

Daniel Rocha / Rômulo Rangel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente com lagarta tem chamado a atenção!

A lagarta (taturana, marandová, mandorová, mondrová, ruga, oruga, bicho-peludo) é uma das fases do ciclo biológico de mariposas e borboletas. Esses acidentes, popularmente chamados de “queimaduras”, têm evolução benigna na maioria dos casos.  As duas espécies de lagartas que mais causam acidentes no Brasil:  Megalopygidae  Família Megalopygidae (lagartas “cabeludas”) - são geralmente solitárias e não-agressivas, de 1 a 8 cm de comprimento, possuem “pelos” dorsais longos e sedosos de colorido variado que camuflam as verdadeiras cerdas pontiagudas e urticantes que contêm as glândulas de veneno.  Saturniidae  Família Saturniidae (lagartas “espinhudas”) - vivem em grupos, têm “espinhos” ramificados e pontiagudos de aspecto arbóreo, com tonalidades esverdeadas mimetizando muitas vezes as plantas que habitam. Nesta família se inclui o gênero Lonomia, com ampla distribuição em todo o País, causador de acidentes hemorrágicos.  O Brasil é

Sífilis: Nossos números são alarmantes!

Em outubro de 2016, o Ministério da Saúde reconheceu que a situação estava fugindo do controle. Não é exagero, nossos números são assustadores. Desde 2010, quando os hospitais passaram a ser obrigados a repassar seus dados sobre a doença para o ministério, foram notificados quase 228 mil novos casos; só entre 2014 e 2015 houve um aumento de 32% nos casos de sífilis entre adultos – e mais de 20% em mulheres grávidas. A maior parte dos casos está na região Sudeste (56%), a mais urbanizada e desenvolvida do País. Só para ter uma idéia do desastre, em 2015 tivemos 6,5 casos de bebês infectados a cada mil nascidos vivos; o valor é 13 vezes maior do que a Organização Mundial da Saúde considera aceitável. Saíba mais: Doença infecto-contagiosa causada pelo Treponema pallidum , também é conhecida como Cancro duro ou cancro sifilítico, que evolui de forma crônica. Tem períodos em que se manifesta agudamente e períodos de latência, ou seja, sem manifestações. Pode comprometer pele, ol

15ª EVENTO em comemoração ao dia Nacional do Capoeirista e Aniversário da Associação ACCURQ

O Mestre Nego Tula e a direção da Associação Cultural de Capoeira Raiz do Quilombo convidam todos os capoeiristas e a população para prestigiar o 15° EVENTO em comemoração ao dia Nacional do Capoeirista e o Aniversário da Associação ACCURQ, em Teixeira de freitas. O evento, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de agosto vem com a seguinte progração: Sexta feira, 16/08/19, às 19:00h: Roda aberta de capoeira na Praça Caravelas. Sábado, 17/08/19, às 10:00h: Roda aberta de capoeira e formatura no Mercado Municipal. REFLEXÃO:  ACCURQ agora e sempre lutando pela cultura do município e do Extremo Sul da Bahia.   (Mestre Nego Tula)