Pular para o conteúdo principal

Saúde da Criança em foco!


Na manhã desta quarta feira, 27 de março de 2019, na Creche Brás Pereira do Nascimento, em Teixeira de Freitas, foi promovida atividade de saúde coletiva tendo como foco a avaliação do estado geral de saúde e desenvolvimento das crianças entre 01 e 03 anos em nossa área de abrangência. 




Foi realizado circuito para coleta de dados antropométricos como pesagem das crianças e aferição de altura para calcular o Índice de Massa Corpórea (IMC). 






A ação foi super organizada. A equipe dos alunos do curso de medicina da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) se dividiu de forma que uma parte realizou a coleta e avaliação dos dados obtidos e a outra parte  promoveu atividades educativas sobre higiene das mãos e dos alimentos de forma lúdica e super interativa.

       

As crianças responderam à altura, participando ativamente dos processos sitados. Aprenderam sobre higiene e autocuidado se divertindo com os alimentos e "os bichinhos" de EVA feitos com carinho  pelos próprios estudantes. Ao termino os responsáveis por todas as crianças avaliadas receberam um folheto com informações sobre alimentação para a idade, higiene das mãos e bucal. O felheto, que é personalizado, conta com campo para dasdos pessoais da criança como nome, idade, peso altura, IMC e observação sobre o estado nutricional para acompanhamento posterior.


Cerca de 50 crianças foram beneficiadas com essa ação que só foi possível graças a forte parceria firmada entre a Equipe da ESF Wilson Brito, Primeira turma de medicina da UFSB e a Creche Brás Pereira do Nascimento.

As ações em conjunto realizadas pela Estratégia de Saúde da Família e a UFSB tem sido um potente agente transformador do meio, pois juntas ofertam para a população, de forma dinâmica, acesso a informação em saúde e atendimento autamente qualificado.

Aos discentes da turma de PIESC Pediatria do Professor Roberto Fariña, muito obrigado. A equipe e a comunidade agradecem!

 



Comentários

  1. Trabalho íncrivel, promovido por um profissional de qualidade, Dr Romulo!!! Arrasou

    ResponderExcluir
  2. Parabens, Romulo! Promover saúde é uma das razoes de existência da Atenção básica!

    ResponderExcluir
  3. Sensacional, experiência única e inesquecível! Melhor parte e poder transferir alegria e ser contagiado ao mesmo tempo!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Rômulo pelo seus esforços para promover a saúde em nossa cidade. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Parabéns. Lindo trabalho porque é prepando e educando as criancas de hoje que teremos melhores adultos no futuro.

    ResponderExcluir
  6. Há anos vejo Rômulo se destacando em ações propositivas como esta.

    Parabéns pelo trabalho.

    forte abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente com lagarta tem chamado a atenção!

A lagarta (taturana, marandová, mandorová, mondrová, ruga, oruga, bicho-peludo) é uma das fases do ciclo biológico de mariposas e borboletas. Esses acidentes, popularmente chamados de “queimaduras”, têm evolução benigna na maioria dos casos.  As duas espécies de lagartas que mais causam acidentes no Brasil:  Megalopygidae  Família Megalopygidae (lagartas “cabeludas”) - são geralmente solitárias e não-agressivas, de 1 a 8 cm de comprimento, possuem “pelos” dorsais longos e sedosos de colorido variado que camuflam as verdadeiras cerdas pontiagudas e urticantes que contêm as glândulas de veneno.  Saturniidae  Família Saturniidae (lagartas “espinhudas”) - vivem em grupos, têm “espinhos” ramificados e pontiagudos de aspecto arbóreo, com tonalidades esverdeadas mimetizando muitas vezes as plantas que habitam. Nesta família se inclui o gênero Lonomia, com ampla distribuição em todo o País, causador de acidentes hemorrágicos.  O Brasil é

Sífilis: Nossos números são alarmantes!

Em outubro de 2016, o Ministério da Saúde reconheceu que a situação estava fugindo do controle. Não é exagero, nossos números são assustadores. Desde 2010, quando os hospitais passaram a ser obrigados a repassar seus dados sobre a doença para o ministério, foram notificados quase 228 mil novos casos; só entre 2014 e 2015 houve um aumento de 32% nos casos de sífilis entre adultos – e mais de 20% em mulheres grávidas. A maior parte dos casos está na região Sudeste (56%), a mais urbanizada e desenvolvida do País. Só para ter uma idéia do desastre, em 2015 tivemos 6,5 casos de bebês infectados a cada mil nascidos vivos; o valor é 13 vezes maior do que a Organização Mundial da Saúde considera aceitável. Saíba mais: Doença infecto-contagiosa causada pelo Treponema pallidum , também é conhecida como Cancro duro ou cancro sifilítico, que evolui de forma crônica. Tem períodos em que se manifesta agudamente e períodos de latência, ou seja, sem manifestações. Pode comprometer pele, ol

15ª EVENTO em comemoração ao dia Nacional do Capoeirista e Aniversário da Associação ACCURQ

O Mestre Nego Tula e a direção da Associação Cultural de Capoeira Raiz do Quilombo convidam todos os capoeiristas e a população para prestigiar o 15° EVENTO em comemoração ao dia Nacional do Capoeirista e o Aniversário da Associação ACCURQ, em Teixeira de freitas. O evento, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de agosto vem com a seguinte progração: Sexta feira, 16/08/19, às 19:00h: Roda aberta de capoeira na Praça Caravelas. Sábado, 17/08/19, às 10:00h: Roda aberta de capoeira e formatura no Mercado Municipal. REFLEXÃO:  ACCURQ agora e sempre lutando pela cultura do município e do Extremo Sul da Bahia.   (Mestre Nego Tula)