Pular para o conteúdo principal

Dia das Crianças: 2° Encontro Anual


Crianças da unidade, prof. Gleida Danese (centro), integrantes da equipe W. Brito



A ESF Wilson Brito promoveu no dia 11 de outubro não só uma festa para comemorar o dia das crianças, mas também uma série de atividades a fim de despertar a curiosidade dos pequeninos sobre a importância de ter uma boa saúde. O evento foi realizado durante dois períodos, manhã e tarde, para as crianças da área de cobertura da unidade de saúde e centro da cidade. Contou com a colaboração dos estagiários do curso de enfermagem do Pitágoras, Equipe NASF – Norte, clínica CEMOTT e comércio local.


Drª Paula abelha - Cirurgiã dentista - Clinica CEMOTT


É sempre um desafio proporcionar às crianças os princípios da saúde preventiva, assim como também, despertar o interesse dos pequeninos pela saúde bucal, desta forma contamos com a colaboração da dentista Drª Paula Abelha, que, com o carisma e atenção de quem se preocupa com os sorrisos futuros, palestrou sobre como preservar a saúde dos dentes e fazer uma boa escovação, de forma lúdica e interativa.






Além destas benesses houve também durante o evento mediação e classificação do peso e medidas antropométricas das crianças, brincadeiras organizadas pelas divertidas Idbas Ribeiro, Rose Neves, Agentes comunitárias de saúde, em parceria com as academicas de enfermagem e distribuição de lanches e sucos para a alegria das crianças.


Estudantes do curso de enfermagem do Pitágoras


Para realização desta atividade a equipe de saúde contou com a colaboração de importantes parceiros comerciais como N & G supermercados e Mercearia Silva.






Desta forma reafirmamos que a ESF - Wilson Brito promoveu no dia 11 de outubro não só uma festa para comemorar o dia das crianças, mas também um momento especial que motivou a curiosidade e o aprendizado das crianças para saúde preventiva.



Daniel Rocha


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente com lagarta tem chamado a atenção!

A lagarta (taturana, marandová, mandorová, mondrová, ruga, oruga, bicho-peludo) é uma das fases do ciclo biológico de mariposas e borboletas. Esses acidentes, popularmente chamados de “queimaduras”, têm evolução benigna na maioria dos casos.  As duas espécies de lagartas que mais causam acidentes no Brasil:  Megalopygidae  Família Megalopygidae (lagartas “cabeludas”) - são geralmente solitárias e não-agressivas, de 1 a 8 cm de comprimento, possuem “pelos” dorsais longos e sedosos de colorido variado que camuflam as verdadeiras cerdas pontiagudas e urticantes que contêm as glândulas de veneno.  Saturniidae  Família Saturniidae (lagartas “espinhudas”) - vivem em grupos, têm “espinhos” ramificados e pontiagudos de aspecto arbóreo, com tonalidades esverdeadas mimetizando muitas vezes as plantas que habitam. Nesta família se inclui o gênero Lonomia, com ampla distribuição em todo o País, causador de acidentes hemorr...

1° Mensão Honrosa: Prêmio Castro Alves de Literatura 2019

A Academia Teixeirense de Letras (ATL) no dia 14/03/19, no Plenário da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, realiza a sua primeira sessão solene deste ano. Nesse momento, em comemoração ao dia de nascimento do poeta castro Alves, ocorreu a posse dos novos membros efetivos da ATL, e a entrega do Prêmio Castro Alves de Literatura 2019. Nesse, as categorias avaliadas foram poema e crônica. A 1ª Mensão honrosa foi para Rômulo Rangel com a crônica: Lagoa do DERBA . "O texto da lagoa do Derba, é de um olhar sensível sobre o concreto da cidade. Irreverente e realístico! " Afirma Mayara Mutti . Dispomos aqui o texto na integra. Lagoa do DERBA Vou te contar um uma história, ela aconteceu em Jequié na Bahia, senhora do engenho de minha alma. É sobre algo e onde. É bem verdade, essa cidade é difícil de ver de longe, pois fica velada, abraçada pela ciranda de montanhas que a cerca. Mas pra quem vem do litoral, passando por Ipiaú já vai conh...

HIPERTENSÃO: 04 recomendações e 01 regra de ouro!

Por dia, 829 pessoas morrem por complicações da hipertensão. São mais de 300 mil óbitos por ano, de acordo com os dados preliminares do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde. A alimentação inadequada, com o consumo excessivo de sódio (o principal componente do sal), aumenta o risco de hipertensão. Foi o que aconteceu com a professora Zimar Queiroz, de 41 anos. “Comecei a fazer exames e descobri que eu tinha colesterol alto e que isso estava causando a pressão alta. Mas eu sabia que foi devido à alimentação errada e ao cigarro”, conta Zimar, que descobriu a doença quando estava grávida. “Na gestação, eu comecei a sentir falta de ar, mal-estar, dor na nuca, dor da cabeça e geralmente minha pressão subia”, relembra a professora, que seguiu as orientações dadas no pré-natal e adotou hábitos saudáveis. Além dos sintomas que a Zimar sentiu, dores no peito, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento no nariz também são s...