Pular para o conteúdo principal

Bird Box: A Ma-Fé E Suas Vendas



Bird Box é baseado no livro de Josh Malerman, que traz uma história pós apocalíptica onde seres misteriosos invadem a terra e provocam o suicídio de quem os veêm.

O filme tem como roteirista Eric Reisserer (A Chegada) e é dirigido por Susanne Bier (The Night Maneger). O filme ainda conta com um elenco de peso como Sandra Bullock, Sarah Paulson e John Malkovich.

Apesar de seu sucesso, Bird Box não foi bem aceito pela crítica de cinema, por conter um roteiro vazio e muitas perguntas em aberto. No entanto Bird Box é um filme que contém uma história contada nas entrelinhas que várias pessoas interpretam de maneira subjetiva.

Assisti ao filme inteiro analisando cada cena tentando perceber a mensagem por trás do roteiro. E com base na minha subjetividade construí uma analise que tornou o filme mais completo e incrível do que poderia ser.

Primeiramente, o filme inteiro é uma metáfora para a angústia da personagem principal, Malorie, em relação a maternidade. Assim, Bird Box é dividido em duas partes: a real, que explica o drama de Malorie, que se inicia do começo do filme até a cena na obstetrícia. E a imaginária, que compõe o restante do longa.
A parte real mostra a realidade da vida de Malorie e sua angustia. Ela vive sozinha e demonstra não querer contato com as pessoas, excluindo-se da vida social, não sai de casa nem pra fazer as compras.

Detalhes como a geladeira sem comida, a bagunça e o desleixo mostram que ela não está preparada para a chegada de uma criança.

Além disso, a personagem tem medo de não amar o bebê que pode ser representado através da pintura, que significa “inabilidade de conexão”, a qual a irmã de Malorie relaciona com o bebê. Já na obstetrícia, podemos ver a falta de interesse com relação a gravidez, então a médica lhe oferece uma alternativa: adoção.

Partindo para a parte imaginária, o rio é a maior metáfora do filme, pois representa o parto. A água, para alguns psicanalistas, representa a vida, por ser a fonte de tal, e nada mais conveniente do que usar a água para simbolizar o “dar a luz”.
As vendas, símbolo maior do filme representam a Má-fé, que para Sartre seria mentir pra si mesmo com o objetivo de não encarar a responsabilidade da liberdade (daí a simbologia dos pássaros, que representam a liberdade, presos em uma caixa).

Segundo Sartre, a má-fé “trata-se de mascarar uma verdade desagradável ou apresentar como verdade um erro agradável. A má-fé tem na aparência, portanto, a estrutura da mentira. Só que – e isso muda tudo – na má-fé, eu mesmo escondo a verdade de mim mesmo”. (O ser e o nada – Jean-Paul Sartre).

As criaturas representam o futuro, das quais Malorie tem um grande medo, sendo a fonte primária da sua ansiedade. As duas crianças representam o filho, que por ainda não se saber o sexo e nem nome do bebê, são dois de ambos os sexos e são chamados de garoto e garota.

Sem mais delongas, o parto, representado pela correnteza mais perigosa da travessia do rio, é antecedido por uma pausa no qual Malorie tem que fazer uma decisão: escolher qual dos filhos deverá sacrificar.
Essa cena simboliza a difícil escolha que ela tem que fazer: aborto/doação ou ter o filho e criá-lo. A escolha foi feita e então ela enfrenta o parto e consegue. A partir daí o drama envolve o “amar o filho” que é representada na floresta, enquanto enfrenta a criatura (que nesse momento passa de futuro para presente) e assume o filho quando pela primeira vez os chama de “meus filhos”.

Por fim, a última cena, representa a superação da angustia, onde Malorie solta os pássaros (liberdade) e nomeia os filhos (conexão/afeto).

Muitas vezes mentimos para nós mesmos e nos privamos de assumir a liberdade por medo da responsabilidade que ela pode trazer, mas como Malorie, nós podemos enfrentar os nossos medos e sair da zona de conforto para então perceber o quanto nós podemos ser incríveis e capazes de mudança.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente com lagarta tem chamado a atenção!

A lagarta (taturana, marandová, mandorová, mondrová, ruga, oruga, bicho-peludo) é uma das fases do ciclo biológico de mariposas e borboletas. Esses acidentes, popularmente chamados de “queimaduras”, têm evolução benigna na maioria dos casos.  As duas espécies de lagartas que mais causam acidentes no Brasil:  Megalopygidae  Família Megalopygidae (lagartas “cabeludas”) - são geralmente solitárias e não-agressivas, de 1 a 8 cm de comprimento, possuem “pelos” dorsais longos e sedosos de colorido variado que camuflam as verdadeiras cerdas pontiagudas e urticantes que contêm as glândulas de veneno.  Saturniidae  Família Saturniidae (lagartas “espinhudas”) - vivem em grupos, têm “espinhos” ramificados e pontiagudos de aspecto arbóreo, com tonalidades esverdeadas mimetizando muitas vezes as plantas que habitam. Nesta família se inclui o gênero Lonomia, com ampla distribuição em todo o País, causador de acidentes hemorrágicos.  O Brasil é

Sífilis: Nossos números são alarmantes!

Em outubro de 2016, o Ministério da Saúde reconheceu que a situação estava fugindo do controle. Não é exagero, nossos números são assustadores. Desde 2010, quando os hospitais passaram a ser obrigados a repassar seus dados sobre a doença para o ministério, foram notificados quase 228 mil novos casos; só entre 2014 e 2015 houve um aumento de 32% nos casos de sífilis entre adultos – e mais de 20% em mulheres grávidas. A maior parte dos casos está na região Sudeste (56%), a mais urbanizada e desenvolvida do País. Só para ter uma idéia do desastre, em 2015 tivemos 6,5 casos de bebês infectados a cada mil nascidos vivos; o valor é 13 vezes maior do que a Organização Mundial da Saúde considera aceitável. Saíba mais: Doença infecto-contagiosa causada pelo Treponema pallidum , também é conhecida como Cancro duro ou cancro sifilítico, que evolui de forma crônica. Tem períodos em que se manifesta agudamente e períodos de latência, ou seja, sem manifestações. Pode comprometer pele, ol

15ª EVENTO em comemoração ao dia Nacional do Capoeirista e Aniversário da Associação ACCURQ

O Mestre Nego Tula e a direção da Associação Cultural de Capoeira Raiz do Quilombo convidam todos os capoeiristas e a população para prestigiar o 15° EVENTO em comemoração ao dia Nacional do Capoeirista e o Aniversário da Associação ACCURQ, em Teixeira de freitas. O evento, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de agosto vem com a seguinte progração: Sexta feira, 16/08/19, às 19:00h: Roda aberta de capoeira na Praça Caravelas. Sábado, 17/08/19, às 10:00h: Roda aberta de capoeira e formatura no Mercado Municipal. REFLEXÃO:  ACCURQ agora e sempre lutando pela cultura do município e do Extremo Sul da Bahia.   (Mestre Nego Tula)