Pular para o conteúdo principal

Conheça a Alcachofra: fitoterápico que alivia má digestão



alcachofra (Cynara scolymus)



O medicamento é produzido a partir do extrato da planta. Além de ajudar no processo digestivo, ajuda a reduzir as taxas de colesterol no sangue.
Com as festas comemorativas de fim de ano, muitas pessoas exageram na alimentação e acabam sofrendo com problemas digestivos. Uma solução natural para esses casos é o fitoterápico da Alcachofra, oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS). No município de Toledo, Paraná, pacientes relatam que tiveram significativas melhoras de saúde após o uso do medicamento.
Esse é o caso, por exemplo, da técnica de enfermagem, Letícia Fabiana Neves. Ela conta que o funcionamento do seu intestino sempre foi lento, levando-a a sentir incômodos e também dificultando a perda de peso que desejava. Por orientação de uma profissional de saúde começou a usar o fitoterápico da alcachofra há um mês e ficou surpreendida. “Notei que me sentia menos inchada ou com aquela sensação de sentir cheia ou pesada. Meu intestino começou a funcionar melhor. Acaba que tudo funciona bem, gera bem-estar”, explica.

Alcachofra


MÁ DIGESTÃO
A alcachofra (Cynara scolymus) é uma planta de origem mediterrânea rica em propriedades capazes de tratar dores e incômodos estomacais, desconfortos que surgem após a refeição, má-digestão, funcionamento biliar e altas taxas de colesterol no sangue. Além disso, ela também diminui a absorção das gorduras no corpo como o colesterol e facilita o trânsito gastrointestinal. Algo que ajudou muito a auxiliar de consultório dentário, Marilice Mere.

Ela passou utilizar o fitoterápico, associado a uma dieta alimentícia, após ter adquirido esteatose hepática (gordura no fígado) como consequência de uma cirurgia, em 2013. “Não só ajudou o meu fígado, como em dois meses eliminei 7,5 Kg. É um tratamento a longo prazo, mas um processo mais saudável para o corpo. As vezes a gente toma remédios para curar um problema que acabam gerando outros. Eu mesma já sofri com isso. A minha experiência com o fitoterápico é outra, só positiva”, conta Marilice.

Alcachofra


FITOTERÁPICOS
Em Toledo, existe uma farmácia de manipulação de fitoterápicos subsidiada pelo Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Ministério da Saúde. A coordenadora da unidade, Jaqueline Lorscheider, explica que os medicamentos são produzidos a partir do extrato das plantas, seguindo padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A produção chega a 46 mil cápsulas mensais.

“Nós atendemos cerca de 800 a 1.000 pacientes por mês que demonstram estarem contentes com os resultados. Principalmente por quase não sentirem efeitos colaterais, como pode ocorrer com o uso de alopáticos. Então a fitoterapia para nós é muito importante, é um avanço para o SUS”, ressalta a farmacêutica.

Vale lembrar que a recomendação de Jaqueline, assim como a do Ministério da Saúde, é que os pacientes busquem sempre por uma orientação profissional antes de iniciar qualquer tratamento com medicamentos.
  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente com lagarta tem chamado a atenção!

A lagarta (taturana, marandová, mandorová, mondrová, ruga, oruga, bicho-peludo) é uma das fases do ciclo biológico de mariposas e borboletas. Esses acidentes, popularmente chamados de “queimaduras”, têm evolução benigna na maioria dos casos.  As duas espécies de lagartas que mais causam acidentes no Brasil:  Megalopygidae  Família Megalopygidae (lagartas “cabeludas”) - são geralmente solitárias e não-agressivas, de 1 a 8 cm de comprimento, possuem “pelos” dorsais longos e sedosos de colorido variado que camuflam as verdadeiras cerdas pontiagudas e urticantes que contêm as glândulas de veneno.  Saturniidae  Família Saturniidae (lagartas “espinhudas”) - vivem em grupos, têm “espinhos” ramificados e pontiagudos de aspecto arbóreo, com tonalidades esverdeadas mimetizando muitas vezes as plantas que habitam. Nesta família se inclui o gênero Lonomia, com ampla distribuição em todo o País, causador de acidentes hemorrágicos.  O Brasil é

1° Mensão Honrosa: Prêmio Castro Alves de Literatura 2019

A Academia Teixeirense de Letras (ATL) no dia 14/03/19, no Plenário da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, realiza a sua primeira sessão solene deste ano. Nesse momento, em comemoração ao dia de nascimento do poeta castro Alves, ocorreu a posse dos novos membros efetivos da ATL, e a entrega do Prêmio Castro Alves de Literatura 2019. Nesse, as categorias avaliadas foram poema e crônica. A 1ª Mensão honrosa foi para Rômulo Rangel com a crônica: Lagoa do DERBA . "O texto da lagoa do Derba, é de um olhar sensível sobre o concreto da cidade. Irreverente e realístico! " Afirma Mayara Mutti . Dispomos aqui o texto na integra. Lagoa do DERBA Vou te contar um uma história, ela aconteceu em Jequié na Bahia, senhora do engenho de minha alma. É sobre algo e onde. É bem verdade, essa cidade é difícil de ver de longe, pois fica velada, abraçada pela ciranda de montanhas que a cerca. Mas pra quem vem do litoral, passando por Ipiaú já vai conh

"Quem vê cara não vê IST"!

Respectivamente: Idbas (ACS), Rômulo Rangel (enfermeiro) e Rose (ACS). A equipe do ESF Wilson Brito em teixeira de Freitas-BA realizou atividade de saúde coletiva, no dia 09/02/2018, visando o combate as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s) como HIV, sífilis e hepatites  virais.  Bar do senhor Agnaldo:Parceiro forte do bairro da Lagoa! O evento tem como objetivo principal proporcionar informação por meio de palestras, rodas de conversa, e distribuição de preservativos masculinos e femininos em oito pontos de amplo acesso publico onde já foram distribuídas cerca de 1.200 unidades. Até o fim deste mês serão doze pontos de fornecimento contínuo. A AREZZO cedeu o espaço da loja para a palestra  confeccionou as caixas e disponibilizou para a comunidade.  Essa ação é o resultado da parceria entre a Equipe de Saúde da Família, CTA, NASF, comercio local e a comunidade qu e está participando ativamente nesse processo . Todos juntos no combate as  IST´