Pular para o conteúdo principal

O Autocuidado para a Qualidade de vida no envelhecimento


A Saúde é uma das nossas maiores riquezas na vida. Com saúde a gente consegue viver mais e bem melhor. A pessoa, jovem ou idosa, capaz de cuidar de si, consegue se manter em equilíbrio entre o corpo, mente e espiritualidade e isso vai nos ajudar a conviver socialmente e nos levar a autorrealização.

  O idoso que se cuida vive com mais independência e liberdade para decidir o que fazer e como quer que as coisas aconteçam na sua vida. O autocuidado, além de permitir independência e autonomia, faz com que o idoso tenha autoconfiança, se sinta ativo e alinhado com tudo que o cerca, tornando-o feliz e com menos risco de adoecer.

 O autocuidado é uma atitude de compromisso consigo no investimento da qualidade de vida, de responsabilidade com a saúde e na busca por liberdade, com eliminação de hábitos que fazem mal. O idoso que cuida de si consegue entender suas próprias possibilidades e limitações, vive em sintonia entre valores, emoções, saúde, comportamentos e bem-estar biopsicossocial.

  Envelhecer com qualidade de vida é ganhar gosto pelas experiências acumuladas e desfrutar do que a vida nos oferece, com consciência e satisfação.Vou dar algumas dicas simples de como melhorar o autocuidado:

1. Envelheça feliz, praticando atividades físicas e tendo hábitos saudáveis de vida!
  
2. Fortaleça seu contato social e conviva com gente legal!

3. Interaja com pessoas de diferentes idades e ideias! 

4. Faça e dedique-se a coisas que te deixem bem e que você goste de fazer!

5. Se redescubra e recrie-se com novas perspectivas de vida!

 O autocuidado do idoso envolve tomar decisões na forma de como se cuidar, em como agir na construção do envelhecimento ativo e em onde buscar assistência em saúde para ter um envelhecimento saudável.

Um excelente envelhecimento para nós!



MSc. Sandro Calefi
Enfermeiro Gerontólogo
Mestre em Saúde da Família
(73) 99987-3126
(73) 3291-4442
Saiba mais acessando o canal: EnvelheciTUDE 

Comentários

  1. Uma excelente matéria. Profissionalismo e humanidade para com nossos idosos. Parabéns ao Enfo Sandro e aos responsáveis. Amei.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente com lagarta tem chamado a atenção!

A lagarta (taturana, marandová, mandorová, mondrová, ruga, oruga, bicho-peludo) é uma das fases do ciclo biológico de mariposas e borboletas. Esses acidentes, popularmente chamados de “queimaduras”, têm evolução benigna na maioria dos casos.  As duas espécies de lagartas que mais causam acidentes no Brasil:  Megalopygidae  Família Megalopygidae (lagartas “cabeludas”) - são geralmente solitárias e não-agressivas, de 1 a 8 cm de comprimento, possuem “pelos” dorsais longos e sedosos de colorido variado que camuflam as verdadeiras cerdas pontiagudas e urticantes que contêm as glândulas de veneno.  Saturniidae  Família Saturniidae (lagartas “espinhudas”) - vivem em grupos, têm “espinhos” ramificados e pontiagudos de aspecto arbóreo, com tonalidades esverdeadas mimetizando muitas vezes as plantas que habitam. Nesta família se inclui o gênero Lonomia, com ampla distribuição em todo o País, causador de acidentes hemorrágicos.  O Brasil é

1° Mensão Honrosa: Prêmio Castro Alves de Literatura 2019

A Academia Teixeirense de Letras (ATL) no dia 14/03/19, no Plenário da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, realiza a sua primeira sessão solene deste ano. Nesse momento, em comemoração ao dia de nascimento do poeta castro Alves, ocorreu a posse dos novos membros efetivos da ATL, e a entrega do Prêmio Castro Alves de Literatura 2019. Nesse, as categorias avaliadas foram poema e crônica. A 1ª Mensão honrosa foi para Rômulo Rangel com a crônica: Lagoa do DERBA . "O texto da lagoa do Derba, é de um olhar sensível sobre o concreto da cidade. Irreverente e realístico! " Afirma Mayara Mutti . Dispomos aqui o texto na integra. Lagoa do DERBA Vou te contar um uma história, ela aconteceu em Jequié na Bahia, senhora do engenho de minha alma. É sobre algo e onde. É bem verdade, essa cidade é difícil de ver de longe, pois fica velada, abraçada pela ciranda de montanhas que a cerca. Mas pra quem vem do litoral, passando por Ipiaú já vai conh

"Quem vê cara não vê IST"!

Respectivamente: Idbas (ACS), Rômulo Rangel (enfermeiro) e Rose (ACS). A equipe do ESF Wilson Brito em teixeira de Freitas-BA realizou atividade de saúde coletiva, no dia 09/02/2018, visando o combate as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s) como HIV, sífilis e hepatites  virais.  Bar do senhor Agnaldo:Parceiro forte do bairro da Lagoa! O evento tem como objetivo principal proporcionar informação por meio de palestras, rodas de conversa, e distribuição de preservativos masculinos e femininos em oito pontos de amplo acesso publico onde já foram distribuídas cerca de 1.200 unidades. Até o fim deste mês serão doze pontos de fornecimento contínuo. A AREZZO cedeu o espaço da loja para a palestra  confeccionou as caixas e disponibilizou para a comunidade.  Essa ação é o resultado da parceria entre a Equipe de Saúde da Família, CTA, NASF, comercio local e a comunidade qu e está participando ativamente nesse processo . Todos juntos no combate as  IST´